Matrícula Escolar MT 2025: Inscrição Online, Datas e Resultados

Matrícula Escolar MT 2025 ➜ Veja como garantir uma vaga este ano! ✓ Inscrições ✓ Vagas ✓ Site Oficial ✓ Prazo ✓ Documentos ✓ Requisitos ✓

Chegou a hora de fazer a matrícula escolar MT 2025 e é claro que vamos te ajudar com este processo. Hoje entenderemos melhor o que é a matrícula online, quem pode matricular um menor de idade, e mais detalhes que vão te ajudar a garantir uma vaga no estado.

Uma estudante em seu quarto (com pouca luz) lendo as informações do seu caderno que está apoiado na mesa
Imagem: Reprodução/Freepik

O que é matrícula online?

A matrícula online é um método prático e seguro para garantir a vaga do seu filho na escola pública estadual do Mato Grosso. Assim, como o nome já indica, é um processo que ocorre totalmente pela internet.

Através da plataforma Matrícula Web, você pode realizar todo o processo de forma remota, sem precisar se deslocar até a unidade escolar.

Com esta iniciativa que tem chegado a todos os estados, os responsáveis e até alunos, têm maior comodidade para realizar sua matrícula em 2025.

Quando abrem as matrículas escolares MT 2025?

O período de matrícula online para o ano letivo ocorre logo no início do trimestre, de modo que é feito pelo portal de matrícula da rede estadual de Mato Grosso.

Desse modo, os responsáveis têm entre os dias 08 de janeiro e 19 de janeiro para participar do processo. Assim, fica estabelecida as seguintes datas dentro desse período:

Uma estudante na biblioteca lê um livro. Ela está com o notebook aberto, onde participa da matrícula escolar MT 2025
Imagem: Reprodução/Freepik
  • 08 a 09 de janeiro ─ PAED que solicitam vaga para as escolas estaduais;
  • 11 a 19 de janeiro ─ Para estudantes em escolas estaduais de Cuiabá;
  • 12 a 19 de janeiro ─ Para estudantes em escolas estaduais dos demais municípios.

Quem pode matricular um menor na escola?

A matrícula de um menor na escola pode ser feita pelo pai ou mãe, ou responsáveis legais da criança ou adolescente. Além disso, em em casos de tutela, o tutor legal do menor é quem deve fazer a matrícula.

Há situações situações excepcionais, em que os avós podem matricular seus netos. Portanto, é necessário apresentar uma autorização por escrito dos pais ou responsáveis legais.

➜  Veja também: Resultado de Matrícula 2025: Rede estadual e Municipal.


Como fazer a Matrícula Escolar MT 2025?

Como apontamos inicialmente, a matrícula na rede estadual de Mato Grosso ocorre por meio da plataforma Matrícula Web. Então, o primeiro passo é acessar o portal disponível no site da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).

Um estudante no pátio da escola com o material na mão
Imagem: Reprodução/Freepik

Entrando no site, estarão expostas diferentes opções, de modo que você deve clicar em “Solicitar matrícula”. Em seguida, você deve se cadastrar no site ou entrar com uma conta já existente, caso você tenha.

O processo é bem intuitivo, e você deve seguir as orientações dispostas na página. Ela te guiará do começo ao fim do processo, que não tem nenhum segredo.

Depois que você completar o processo online, basta acompanhar a solicitação. O processo é realmente finalizado quando o responsável se dirige à escola com os documentos necessários para confirmar o pedido de vaga.

O que precisa para fazer a matrícula?

Para realizar a matrícula online, além de acesso à internet, você precisará ter e apresentar os seguintes documentos. Reproduzimos abaixo conforme disposto na página oficial do Portal MT:

Um estudante anota no caderno as informações que vê em seu notebook sobre a matrícula escolar MT 2025 em seu notebook
Imagem: Reprodução/Freepik
  • Cópia dos documentos pessoais do pai, da mãe ou do responsável legal (RG, CPF);
  • Cópia da certidão de nascimento ou casamento do aluno;
  • Cópia dos documentos pessoais do aluno (RG e CPF);
  • Cópia da Fatura de Energia Elétrica da residência do aluno maior de 18 anos ou dos pais/responsável legal atualizado;
  • Histórico escolar ou atestados de transferência para alunos transferidos de unidades escolares de outras redes de ensino;
  • Atestado de transferência, para alunos que circulam entre escolas estaduais de MT;
  • Tipo Sanguíneo e Fator RH do estudante;
  • Cópia do cartão atualizado de vacinação do estudante menor de 18 anos (de acordo com a Lei Estadual N°10.736, de 09 de agosto de 2018);
  • Atestado médico oftalmológico do aluno, apenas para o Ensino Fundamental (de acordo com a Lei Estadual n°10.739, de 10 de agosto de 2018).

Lembre-se que a matrícula online é a maneira mais rápida e segura de garantir a vaga do seu filho na escola pública estadual do Mato Grosso. Então, não deixe de acompanhar as datas e fazer a sua matrícula escolar MT 2025, garantindo o acesso à educação de qualidade que seu filho merece!

 

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista