Matrícula EJA Betim 2025: Documentos e passo a passo
Matrícula EJA Betim 2025 ➜ Veja como concluir seus estudos e obter o certificado! ✓ Edital ✓ Inscrições ✓ Datas das Provas ✓ Certificados ✓
Se você tem 15 anos ou mais, mora em Betim, ainda não tem o Ensino Fundamental e gostaria de obter seu diploma, precisa se informar sobre a matrícula EJA Betim 2025. Então veja aqui tudo que precisa saber para estudar em uma escola da rede municipal da cidade.
Contents
Quem pode fazer matrícula EJA Betim 2025?
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é voltada para pessoas que, por algum motivo, não conseguiram frequentar a escola na idade correta. Dessa forma, existe uma idade mínima estabelecida para cada nível de estudo (Ensino Fundamental e Ensino Médio).
Para fazer matrícula EJA Betim 2025 o estudante precisa ter no mínimo 15 anos de idade completos e estar interessado em cursar o Ensino Fundamental. Isso porque a rede municipal de ensino, dispõe apenas deste nível de estudo.
Os jovens e adultos interessados em concluir o Ensino Médio precisam procurar escolas estaduais que ofertem essa modalidade. Além disso, para cursar esse nível pelo EJA é necessário ter no mínimo 18 anos de idade completos.
➜ CEFET-MG: Saiba como ingressar, como e quando fazer a matrícula.
Matrícula EJA Betim 2025
Os estudantes interessados em fazer a matrícula EJA Betim 2025 têm duas opções: desenvolver o curso anual ou semestral. Dessa forma, há duas formas diferentes para se matricular, realizadas em dois momentos distintos.
Quem optar por desenvolver o curso anual, precisa acompanhar o calendário de matrícula do ano letivo de interesse. Pois precisa solicitar uma vaga, por meio do Cadastro Escolar, aguardar o resultado e posteriormente fazer sua matrícula de forma presencial.
Já quem prefere desenvolver o curso semestral, só precisa se dirigir a uma das escolas credenciadas mais próxima de sua residência. O momento da matrícula para aulas presenciais é específico e acontece duas vezes ao ano.
Contudo, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Betim, também disponibiliza o EJA EAD, no qual o curso é desenvolvido online e somente as avaliações são presenciais. E as inscrições para esta modalidade permanecem abertas durante todo o ano.
Quando fazer a matrícula EJA Betim 2025?
Como mencionado acima, se você tiver interesse em desenvolver o curso EAD semestral, pode se matricular a qualquer momento do ano. No entanto, se você prefere desenvolver o curso presencialmente, tem que fazer sua matrícula no momento determinado pela Semed.
Veja abaixo quando realizar os procedimentos:
- Cadastro Escolar para curso anual: 14 a 25 de outubro (do ano anterior ao ano letivo de interesse);
- Resultado do Cadastro Escolar: Dezembro;
- Matrícula de vaga obtida pelo Cadastro Escolar: Conforme informado na divulgação do resultado;
- Matrícula para curso semestral 1º semestre: De 03 de fevereiro a 11 de março;
- Matrícula para curso semestral 2º semestre: De 01 de julho a 19 de agosto.
Como fazer a matrícula EJA Betim 2025?
Para fazer a matrícula EJA Betim 2025 no curso semestral, você só precisa se dirigir pessoalmente a uma das escolas credenciadas no período indicado. Agora para se matricular no curso anual, você precisa fazer o Cadastro Escolar. Veja abaixo como fazer isso:
- Acesse o portal do Cadastro Escolar clicando aqui;
- Depois inicie o cadastrado fornecendo seu nome, data de nascimento e filiação;
- Em seguida, preencha as demais informações solicitadas;
- Indique o nível de estudo de interesse (Ensino Fundamental);
- Informe que gostaria de uma vaga na modalidade EJA;
- Anexe os documentos solicitados e conclua o cadastro;
- Pronto, agora é só aguardar o resultado.
Documentos necessários para fazer a matrícula EJA Betim 2025
Tanto para efetivar matrícula de vaga obtida pelo Cadastro Escolar, quanto para fazer matrícula EJA Betim 2025 direta em escola credenciada, é preciso apresentar os seguintes documentos:
- Foto 3×4
- Documento de identidade;
- Comprovante de residência com data atual (originais e xerox);
- Se tiver estudado algum ano do Ensino Fundamental, é recomendável que se traga também algum documento de escolaridade, como declaração ou histórico.