O que é o Praema e como fazer matrícula
Se você atua na educação básica pública, e gostaria de melhorar as práticas pedagógicas de alfabetização em sua escola, precisa se informar sobre a matrícula Praema. Então, veja aqui tudo que precisa saber para se capacitar gratuitamente.
Contents
O que é o Praema?
O Programa de Acompanhamento e Formação Continuada para o Ensino Multisseriado no Processo de Alfabetização (Praema), foi criado em 2024 pelo Ministério da Educação (MEC). A iniciativa tem o propósito de capacitar educadores que atuam com alfabetização em turmas multisseriadas.
O programa educativo foi desenvolvido para melhorar especificamente o ensino nestas classes compostas por estudantes de diferentes idades e níveis de aprendizagem. Isso porque, educadores de onde este tipo de turma é comum, perceberam a necessidade de melhorias na alfabetização.
Assim o MEC idealizou o Praema para fortalecer as práticas pedagógicas voltadas à alfabetização, desenvolvendo as competências dos professores. Pois, dessa forma, obtém consequentemente, uma educação mais inclusiva e eficiente, e um desenvolvimento integral dos estudantes.
O programa será realizado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. O órgão contará com apoio da Coordenação Geral de Formação de Professores e Coordenação Geral de Gestores e Técnicos da Diretoria de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação.
Além disso, a Secretaria de Educação Básica (SEB) prestará apoio técnico e financeiro às universidades, escolas e centros de formação de profissionais da educação estaduais e municipais.
Como o Praema funciona?
Voltado a melhoria das etapas iniciais do processo de alfabetização, o Praema oferece uma formação híbrida, combinando encontros presenciais e módulos online. O aprendizado se dá por meio de oficinas pedagógicas, estudos de caso e planejamento colaborativo, com mentoria.
Os educadores se capacitam com materiais didáticos específicos para o ensino multisseriado, desenvolvidos por especialistas em alfabetização e educação rural. Espera-se que o programa reduza desigualdades educacionais e melhore índices de alfabetização nessas comunidades.
Quem pode fazer matrícula Praema?
Para fazer matrícula Praema é preciso se encaixar em alguns critérios de participação estabelecidos pelo MEC. Desse modo, é importante que você confirme que atende aos seguintes requisitos mínimos:
- Ser um professor em exercício na rede pública de ensino; ou
- Ser um gestor escolar em exercício na rede pública de ensino interessado em implementar práticas pedagógicas inovadoras para o ensino multisseriado;
- Atuar na educação básica, com turmas multisseriadas, especialmente em áreas rurais;
- Ter interesse e disponibilidade para participar dos encontros e realizar as atividades propostas.
Como fazer matrícula Praema
De acordo divulgado pelo MEC, a intenção é que sejam disponibilizadas 1.200 vagas para matrícula Praema em 2025. As vagas serão distribuídas por todo o Brasil, focando mais especificamente em locais com áreas rurais e comunidades com baixa densidade populacional, com turmas multisseriadas.
As formações presenciais do Praema vão ser desenvolvidas em pólos regionais definidos pelo MEC, ainda não divulgados. Enquanto os módulos online, vão ser disponibilizados por meio da plataforma de ensino à distância do MEC, o Avamec.
Como ainda está em fase de desenvolvimento, ainda não é possível fazer matrícula Praema, nem para as formações presenciais, nem EAD. Contudo, já se sabe que o Governo Federal vai desenvolver um site oficial para o programa.
A expectativa, é que os candidatos só vão precisar acessar o site e preencher um formulário eletrônico, anexando documentos (como vínculo empregatício na rede pública). Após a inscrição será preciso aguardar o processo de seleção para verificar se conquistou uma vaga.