Matrícula Escolar Aracaju: documentos, e como fazer
Matrícula Escolar Aracaju: confira aqui todos os detalhes que você precisa saber e que podem te ajudar no processo de matrículas escolares neste ano. Veja também documentos, prazos e calendários.
Contents
Matrícula Escolar Aracaju
Para realizar a sua matrícula Escolar Aracaju, o primeiro passo é saber onde fazer. E, atualmente, o site responsável por receber todas as matrículas é o Portal de Pré-matrícula Online do Siged.
Assim sendo, para ingressar em uma escola municipal de Aracaju, é preciso acessar a plataforma de pré-matrícula, assim como se deseja fazer transferência interna (entre unidades de ensino do município).
Apenas os alunos da rede que desejam permanecer na mesma escola não podem utilizar o site, já que o procedimento de rematrícula (confirmação) só pode ser realizado de forma presencial. Isso porque a vaga está garantido para o próximo ano letivo.
Contudo, os estudante que desejam fazer transferência interna, bem como aqueles que pretendem ingressar na rede municipal de ensino de Aracaju, precisam solicitar vaga na escola de seu interesse. Tal procedimento é realizado mediante a inscrição no Matrícula Online do Siged.
Desse modo, para iniciar o seu processo para garantir a vaga na escola, seja sua, do seu filho, ou de menor sob sua responsabilidade você precisa acessar o portal. A única questão que você não pode perder é o prazo de matrículas escolares em Aracaju, então veja abaixo o cronograma de 2025:
- Rematrícula (confirmação): De 11 a 29 de dezembro;
- Transferências internas para Educação Especial: Dias 06 e 07 de janeiro;
- Confirmação da matrícula de transferências internas para Educação Especial: Até 08 de janeiro;
- Transferências internas para demais modalidades: Dias 09 e 10 de janeiro;
- Confirmação da matrícula de transferências internas para demais modalidades: Até 14 de janeiro;
- Matrícula online (pré-matrícula) de alunos novos para Educação Especial: : Dias 16 e 17 de janeiro;
- Confirmação da matrícula de novos alunos para Educação Especial: Até 21 de janeiro;
- Matrícula online (pré-matrícula) de alunos novos para demais modalidades: : Dias 23 e 24 de janeiro;
- Confirmação da matrícula de novos alunos para demais modalidades: Até 28 de janeiro;
- Matrícula online (pré-matrícula) de alunos novos para vagas remanescentes: A partir de 29 de janeiro;
- Confirmação da matrícula de novos alunos para vagas remanescentes: Até dois dias úteis após a solicitação de vaga remanescente por meio da matrícula online.
Como fazer a Matrícula Escolar Aracaju?
O processo de matrícula Escolar Aracaju envolve preencher o formulário e detalhar os dados pessoais e escolares do aluno, como nome, data de nascimento, endereço, escola de origem e série pretendida.
E não para por aí: além do formulário, é necessário anexar ou apresentar documentos como certidão de nascimento, comprovante de residência, histórico escolar e carteira de identidade dos responsáveis. Veja abaixo como fazer a matrícula escolar Aracaju:
- Acesse o site de pré-matriculas da Siged Aracaju (é importante acessar o site dentro do prazo);
Imagem: Reprodução
- Na tela inicial, você pode clicar para verificar as datas do calendário de matrícula de 2025;
- Clique no ícone “novos alunos”;
- Agora é hora das informações: informe os dados solicitados;
- Escolha a escola onde gostaria de fazer a matrícula e o turno escolar;
- Em seguida, é só clicar no ícone em verde “Confirmar“;
- Finalize o processo e confirme sua inscrição para a vaga e o turno escolar escolhido;
- Certifique-se que a matrícula será feita no período escolar deseja (manhã, tarde e noite).
Imagem: Freepik
Documentos necessários para finalizar sua matrícula online
Agora que você já sabe que deve acessar o site do matriculaonline para efetivar sua matrícula Escolar Aracaju, saiba que também é importante ter em mãos os documentos atualizados do menor.
Esses dados não somente agilizam o processo de matrículas, como também facilitam quando você acessar o site naquele momento mais acelerado de início de matrículas escolares.
- Certidão de Nascimento ou Documento de Identidade: comprovação tanto de nascimento quanto identificação e idade do estudante (não é necessário certidão de pais e responsáveis);
- CPF do Aluno: na maioria dos casos, basta enviar o número de RG, pois alguns menores ainda não possuem CPF;
- Comprovante de Residência: vale conta de energia ou água, e pode enviar a conta no nome dos pais/responsáveis para concluir a matrícula Escolar Aracaju;
- Histórico Escolar: necessário para estudantes do ensino fundamental e médio (dispensável para pré/crechês);
- Carteira de Identidade e CPF dos Responsáveis;
- Declaração de Transferência: será necessária somente para estudantes que serão transferidos para outra escola da rede pública;
- Cartão de Vacinação, N.º NIS e Laudo (dependendo do caso do estudantes) podem ser solicitados.
Pode usar o MatriculaOnline para matrícula em escola particular?
O processo para realização da matrícula Escolar Aracaju pelo site, somente poderá ser realizado caso o aluno seja estudante da rede pública (incluindo crechês).
- Confira aqui como consultar Matrícula Online.
No entanto, em caso de escolas particulares, o processo deve ser feito na secretaria da escola ou pelo sistema que a própria escola disponibilizar para a matrícula Escolar Aracaju em escola particular. Bons estudos!