Matrículas no EJA: Como funciona, quem pode fazer, e como escolher a melhor escola

De olho no processo de matrículas no EJA? Então, este artigo pode te ajudar! Abaixo, te contamos com detalhes como escolher a melhor opção, como funcionam as matrículas, prazos e muito mais. Confira tudo aqui! 

matrículas no EJA
Fonte: Reprodução | APP – Sindicato

 

O que você precisa saber sobre as matrículas no EJA

Você sabia, que atualmente cerca de 9.3 milhões de pessoas largaram os estudos no Brasil? Essa taxa acompanha jovens que largaram os estudos com 15 ou mais anos de idade. 

E sabe porque saber esse número é tão importante? Para você saber que você não está sozinho. Mas, ainda é tempo de voltar a estudar. E com as matrículas no EJA, isso é possível! 

O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) é a porta de entrada para milhares de brasileiros que, por algum motivo, não tiveram a chance de concluir os estudos na idade convencional.

E para participar do processo de matrículas no EJA, é super importante saber como funciona o EJA 2025, quem pode fazer e como escolher a melhor escola para você. E com essas questões, a gente te ajuda logo abaixo. Veja! 

O que é o EJA?

O EJA é uma modalidade de ensino que permite que pessoas a partir de 15 anos (para o Ensino Fundamental) e 18 anos (para o Ensino Médio) concluam seus estudos de forma acelerada e flexível.

matrículas no EJA
Fonte: Reprodução | Notícia Toda Hora

 

Assim sendo, essa modalidade é oferecida tanto em escolas públicas quanto em particulares e, em muitos casos, também na modalidade a distância, que também estão previstas nas matrículas no EJA. 

Quem pode fazer o EJA em 2025?

Basicamente, caso esteja interessado no processo de matrículas no EJA, saiba que qualquer pessoa que não tenha concluído o Ensino Fundamental ou Médio pode se matricular no EJA. Assim sendo, se você:

  • Abandonou os estudos: por motivos pessoais, profissionais ou financeiros;
  • Não teve acesso à educação: em razão de condições sociais ou geográficas;
  • Deseja complementar sua formação: para conseguir uma promoção no trabalho ou ingressar em uma faculdade.
matrículas no EJA
Fonte: Reprodução | Seduc-AM

 

E sabe o que é mais legal? A escola não te julga! Você participa das matrículas no EJA sem sequer precisa explicar o motivo. O principal foco é voltar a estudar e concluir os estudos. 

Como funciona o EJA?

O funcionamento das matrículas no EJA pode variar de acordo com a instituição de ensino, mas em geral, o processo é bastante simples:

  1. Inscrição: você deve procurar uma escola que ofereça o EJA e realizar a sua inscrição, apresentando os documentos pessoais e comprovantes de escolaridade;
  2. Avaliação: pode ser realizada uma avaliação para verificar o seu nível de conhecimento e te direcionar para a turma mais adequada;
  3. Aulas: as aulas podem ser presenciais, a distância ou uma combinação de ambos. A carga horária e a metodologia também variam de acordo com a instituição;
  4. Certificação: ao concluir os estudos, você receberá um certificado de conclusão equivalente ao ensino regular.

Na prática, muitas escolas optam por dar as aulas do EJA no período noturno, mas que não atrapalhe ninguém no período de trabalho. Essas informações também estão disponíveis nas matrículas no EJA

Como escolher a melhor escola de EJA?

Escolher a escola certa é fundamental para o seu sucesso no EJA! E durante as matrículas no EJA, você já terá que informar em qual escola pretende estudar! Assim, ao escolher uma instituição, leve em consideração:

  • Verifique se a escola é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Escolha uma escola que seja próxima da sua casa ou trabalho, para facilitar a sua rotina;
  • Verifique a disponibilidade de horários e as opções de aulas presenciais e a distância;
  • Verifique se a escola possui uma boa infraestrutura, com salas de aula adequadas, biblioteca e laboratórios.
matrículas no EJA
Fonte: Reprodução | O Dia

 

O EJA é uma oportunidade única para você transformar a sua vida. Ao concluir seus estudos, você estará mais preparado para o mercado de trabalho, poderá dar continuidade aos seus estudos em nível superior e terá mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Cindy Lima
Escrito por

Cindy Lima