Pode ter quantas faltas na escola em 2025? Veja o que diz a Lei

Muitos estudantes temem ser reprovados por sua ausência, e ficam se perguntando: Pode ter quantas faltas na escola em 2025? Se você também tem essa dúvida, esclareça aqui, e saiba o que a Lei diz a respeito deste assunto.

Jovem mostra dúvida com palmas das mãos viradas para cima
Imagem: Freepik

Pode ter quantas faltas na escola em 2025?

Por mais dedicado que se seja à educação, é difícil não faltar sequer um dos 200 dias do ano letivo, seja por motivos pessoais ou problemas de saúde. Contudo, é importante lembrar que há um limite de dias que você pode se ausentar, sem que acabe sendo reprovado.

Mesmo que essa seja uma informação de conhecimento público, ainda há muitas pessoas que se perguntam: Pode ter quantas faltas na escola em 2025? E a resposta para essa questão é respondida pela legislação brasileira voltada à educação.


O que a lei diz sobre quantas faltas pode ter na escola em 2025?

A educação brasileira é estabelecida basicamente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Enquanto a primeira regulamenta o ensino, a segunda orienta os currículos escolares.

Então a resposta a: pode ter quantas faltas na escola em 2025 consta na LDB, que diz que você pode faltar no máximo 25% da carga horária anual de cada disciplina. Ou seja, se você faltar mais do que 25% das aulas de qualquer matéria, você será reprovado, mesmo que tire boas notas.

Esse percentual é considerado por rede de ensino públicas e privadas, sejam elas municipais, estaduais ou federais.

Adolescente olha para tela de seu notebook com expressão preocupada
Imagem: Freepik

Faltas por motivo de saúde podem me reprovar?

Outra grande dúvida quando se fala sobre ser reprovado por excesso de faltas se refere às ausências causadas por problemas de saúde. As pessoas se perguntam se um estudante não comparecer a algumas aulas por estar doente, se isso pode fazer com que ele perca o ano?

E a resposta pode ser sim ou não, dependendo se os dias de ausência foram ou não justificados com documento pertinente. Isso porque a legislação determina que faltas por motivos de saúde não sejam contabilizadas nos 25% permitidos, desde que o aluno apresente atestado médico.

Jovem deitada no sofá doente com medicações diante dela
Imagem: Freepik

Porém é importante ressaltar que o atestado deve ser entregue assim que o estudante voltar a escola, para que seja validado como justificativa. Além disso, o documento deve comprovar que todos os dias nos quais o aluno se ausentou foram motivados por problema de saúde.

É preciso entender que justificar as faltas com atestado impede que as ausências possam fazer com que você seja reprovado, contudo não elimina o conteúdo perdido. Dessa forma, a escola provavelmente vai pedir para que você faça um trabalho extra para recuperar a matéria perdida.

Adolescente recupera conteúdo perdido estudando até tarde
Imagem: Freepik

E no caso de você ter perdido também uma ou mais provas, os professores vão precisar agendar com você uma nova data para que recupere a nota dos exames perdidos também. Desse modo, você não tem sua nota prejudicada, assim como seu aprendizado.

Agora se você precisar faltar a aula por motivos pessoais, não conseguirá justificar a ausência, mas pode reduzir os danos. Para isso, sempre que souber que não vai poder comparecer a aula, converse com os professores responsáveis, recupere o conteúdo e solicite uma forma de recuperar nota.

Kenia Almeida
Escrito por

Kenia Almeida